Projeto Cultural Filhos do Quilombo oferece passeio entre trilhas de História e Memória

By | fevereiro 13, 2016 Faça um comentário
Sede do Filhos do Quilombo
projeto cultural Filhos do Quilombo foi criado para fortalecer as distintas manifestações culturais das comunidades Quilombolas de África e Laranjituba, Moju-Mirí e Vila Caeté e demais, com objetivo de preservá-las e/ou resgatá-las e divulgá-las quando necessário.

Confira no mapa sua localização:

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo projeto, estão: Música e dança, artesanato (macramê, vassoura de açaí, cestaria, artefatos em madeira, tala, cerâmica e etc.), oficinas de percussão, feira quilombola, produção de instrumentos musicais, poesia, lendas amazônicas, história dos homens escravizados na região, dentre outros.
Para visita de um dia faz-se o agendamento prévio. A chegada é por volta das as 9:00 em média. Após a chegada tem-se a recepção, apresentação da comunidade e projetos desenvolvidos.
Igreja de N. Sra. de Nazaré, Vila Caeté - São mais de 100 anos de história
Fala-se da origem no sistema escravista e como tem sido a história do lugar. Depois inicia-se a caminhada pela trilha de 1.600m entre as comunidades África e Laranjituba. Durante o percurso são apresentadas as espécies florestais, animais,  medicamentos e a história da trilha. Em Laranjituba a comunidade recebe os visitantes e depois apresenta o igarapé onde a senzala foi instalada no passado. Se desejarem podem dar um bom mergulho nas águas escuras do igarapé Caeté. Na volta à sede do Filhos do Quilombo o almoço é servido. Depois todos podem usufruir do lazer, banho e outras atividades.
Se o grupo preferir, a comunidade faz apresentação do grupo musical Filhos do Quilombo, com muita dança e música, desde que seja solicitado anteriormente.
Ao final é feita avaliação antes do retorno. Para permanecer no local consulte condições com a comunidade.

Veja algumas imagens das atividades desenvolvidas.

















Contatos (91) 992115822 / (91) 989607344
rm_mojuense@yahoo.com.br
facebook. https://www.facebook.com/raimundomagno.cardosonascimento

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: