DIA DE VIRGÍLIO

By | abril 05, 2011 3 comments
Neste domingo, fez 24 anos que Virgílio Serrão Sacramento foi Assassinado em Moju. Na ocasião aconteceu uma celebração que contou com um grande número de participantes de vários movimentos sociais. Segue abaixo um texto da Ir. Rosa, da CPT-Guajarina.

Caríssimos Companheiros e Companheiras de Caminhada e de Sonhos,
Hoje, dia 5 de Abril é o dia em que, há 24 anos, nosso irmão e companheiro Virgílio Serrão Sacramento, líder sindical em nossa região,por sua luta em defesa da terra e dos Direitos do pequeno agricultor,  foi assassinado em Moju deixando órfãos seus 11 filhos: Dorival, Dinalva, Edna, Sandra, Regina, Elias, João Agnelo, Lourdes, Marlene, Ilene, Virgílio, e Noemi que,  àquela época, tinha apenas quatro meses.
Neste 3 de abril, por ser Domingo, realizamos o dia em Memória do Companheiro Virgílio, assim como de todos os Martires da Terra e do Reino. A chuva, sempre abundante em nossa região, retirou-se naquele dia dando lugar ao irmão sol que brilhou e esquentou toda a Natureza e as nossa vozes para cantar e proclamar Ressurreição. O sentimento que tomou conta de nós, a fratenidade que esquentou nossos corações, a alegria que reinou no ar e entre todos, nos deu a certeza de que Virgílio, pe.Sergio, Ir.Dorothy e todos os Martires de nossa Região Guajarina e do mundo estavam ali conosco a nos animar e a testemunhar Ressurreição. O Espírito pairava sobre aquela porção do povo de Deus em marcha. A Celebração Eucarística, dentro da capelinha da Comunidade, com o povo dentro e fora, mas participando animadamente, o modo como Pe. Paulinho e Pe. Henrique celebraram,nos transportou aos anos "quentes" das CEB's onde Fé e Vida eram uma coisa só...A mensagem de D. Pedro Casaldaliga, enviada para esse dia, foi lida e acolhida com aplausos. Obrigada, D.Pedro, não é sempre que temos a oportunidade de receber uma mensagem de um bispo comprometido com seu povo como você é, cuja mitra é o chapéu de palha do pobre e cujo anel episcopal lhe foi oferecido pela palmeira do Tucum ou, comos dizemos nós aqui no Pará, do Tucumã.
O café torrado, moído e preparado com gostinho de erva-doce, por Dona Maria viúva de Virgílio, foi saboredo com gosto assim como o bolo de macaxeira, a pupunha e os deliciosos sucos de bacuri e cupuaçu. Delícias estas que só mesmo a nossa querida Mãe Terra pode oferecer e que a família de Virgílio fez questão de partilhar.
Depois, à sombra das mangueiras,a emoção tomou conta de todos nós frente aos testemunhos de familiares e amigos, amigas de Virgilio. De vez enquando se interrompia para gritar os nomes dos martires e proclamar que eles vivem SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!.
Em anexo, envio algumas fotos (a emoção me "atrapalhou" e me impediu de tirar mais fotos). E uma pequena amostra superficial de algo  profundo que vivenciamos.
-VIRGÍLIO VIVE?
-SEMPRE! SEMPRE! SEMPRE!
Esperamos todos vocês, ano que vem, pois celebraremos os 25 anos do Martirio/Ressurreição de Virgilio Serrão Sacramento.
Um imenso abraço:
Rosa e Equipe da CPT Guajarina.

Confira as fotos:

















Anterior

Lançamento da Agenda Mínima do Governo do Pará

Próxima

Música Mojuense

Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao autor desta iniciativa... precisamos falar mais de tudo que temos e tudo que nos afeta, cultural, social e moralmente...!!!

ROSIKURINGA!!!!

BIGÚ disse...

parabéns Rosa pela iniciativa de reviver e animar o povo sofrido mesmo "sofrendo". e claro reencontra os "velhos" amigos. bigú. saudades de todos vocês aí no PARÁ.

BIGÚ disse...

BELAS FOTOS DOS AMIGOS RÓ, BELELEU, ROGÉRIO E VOCÊS CLARO.