GRUPO FOLCLÓRICO MEXILHÃO DO ICATU

O Grupo Folclórico Mexilhão do Icatú foi fundado em maio de 1987 pelos jovens Maria da Conceição (Nina) e Idenilson Santos (Pire), onde lançaram a proposta a outros jovens interessados em danças, já com nome MEXILHÃO DO ICATU.
A origem do nome Mexilhão relaciona-se com mexido da dança e Icatú que significa raiz mole, sendo também uma homenagem a extinta localidade homônima habitada predominantemente por negros.
Em agosto do mesmo ano, tendo em vista a VI Feira de Arte e Cultura, o grupo fez sua primeira apresentação com músicas Populares Brasileiras, cuja a coreografia reunia uma parte de carimbó, siriá, lundu, e frevo. Ressaltando que as coreografias eram elaboradas de acordo com as letras das músicas e o grupo era coordenado pela jovem VALDENORA LIMA SANTOS (WAL).
            No início, o grupo apresentava-se com músicas de diversos artistas e a partir de 1989, juntaram-se com compositores mojuenses como: Herivelton Martins, Oséas Gordo, Olavo santos, Germano Santos e Itamar Aracati, que começaram a compor músicas que falavam dos costumes mojuenses, para que o grupo pudesse se apresentar. As coreografias são criadas pelos próprios dançarinos.
O grupo agora faz parte da ASSOCIAÇÃO CULTURAL MEXILHÃO DO ICATU, a qual já desenvolve um trabalho cultural e social. Tem como coordenadores os jovens Angenoura Saraiva, Germano Santos, Fabiana Cristina, Mariana Santos e Rosiel Santos.
O grupo conta com a ajuda da Prefeitura Municipal de Moju, através da Secretaria Municipal de Cultura, empresas locais e simpatizantes.
O grupo hoje é composto por 12 pares e 06 (seis) percussionistas e se apresenta em todos os eventos culturais do município e alguns do Estado e fora do estado.    

Primeira Formação
Autores:
Vetinho: o boto, mexe-mexe, gingando, pesca do itui, caribé e maiaú.

Oséias e Olavao e Itamar: banho de cheiro, pororoca
Germano Filho: vem conhecer Moju



Formação atual

0 comentários: