No sábado, que antecede o início da festividade, os carros e motocicletas se reúnem em frente à igreja matriz para a tradicional bênção dos veículos, que logo após fazem a trasladação até uma comunidade escolhida. No domingo pela manhã os veículos fazem o percurso inverso até a cidade, onde o círio prossegue com as pessoas caminhando pelas ruas. Muitos são os romeiros que participam pagando promessas, pedindo ou agradecendo graças, entre elas destacando-se crianças vestidas de anjos, pessoas carregando velas, etc. A procissão prossegue até Matriz onde há o encerramento com a missa, e logo após o almoço no salão paroquial.
E na tarde desse mesmo dia, levanta-se o mastro.

Levantamento do Mastro
A semana inteira acontece às novenas e o arraial. As novenas são organizadas pelas várias comunidades existentes na cidade, cabendo à equipe paroquial organizar para cada noite um tema ligado com a caminhada da igreja. As novenas não se reduzem somente à semana da festa.
Círio Fluvial
Uns vinte dias antes da festa são organizados novenas nas famílias tanto do interior quanto na cidade, para isso a Igreja conta com dezoito grupos, chamados de evangelização, que vão de casas em casa fazendo as celebrações. Também antes da semana da festa um grupo de senhoras realiza a folia, pela parte da madrugada, visitando as casa com a Coroa ou com a bandeira do Divino. Elas se dizem bem recebidas a prova disso são os donativos (dinheiro) que o Divino recebe.

0 comentários: