Escolas da Amazônia: Memórias. Novo livro do professor Tiese Jr.

By | janeiro 28, 2016 Faça um comentário


Muito nos honra apresentar neste blog mais um belíssimo trabalho do professor Tiese Jr. O livro narra histórias do cotidiano das escolas da Amazônia. Com prefácio da Profª. Dra. Hildete Pereira dos Anjos, (http://lattes.cnpq.br/7935566504348919) que o faz de forma que nos leva ao interesse pela leitura destes contos que são a representação de nossa memória. Segue o prefácio e o conto "Oportunidades" em primeira mão, exclusivo para os leitores do blog.


ESCOLAS DA AMAZÔNIA: MEMÓRIAS

          Ser convidada para apresentar o conjunto de cenas curtas chamado “Memórias de Escolas da Amazônia Paraense” é, como argumentarei a seguir, um privilégio. Tiese Jr. fala de nós, professores de escola pública, de interior, amazônidas de nascimento ou de adoção. Descreve um mundo que não cabe no imaginário idealizado da profissão, um mundo marginal, mas tão absolutamente nosso, tão cotidiano, tão óbvio... Encontro-me e encontro meus colegas de décadas de educação pública em cada personagem, cada buraco na parede da sala por onde o aluno espia, cada trajeto da escola pra casa, de casa pra escola, cada córrego que transborda entre uma e outra.
           São narrativas simples, tratam do miúdo de cada dia. O que há de novo é que esse miúdo desdobra um cotidiano que, embora se repita pelo país afora, só aparece nos meios de comunicação de massa (e o mais grave, em materiais didáticos) como exótico, como folclore, como bizarrice. É como se ninguém soubesse que, país adentro e afora, puxa-se água de poço para lavar as panelas da merenda escolar no quintal de casa, demite-se professores temporários de dez, vinte anos de serviço, cursa-se o magistério e a graduação nas férias, fins de semana e madrugadas porque no resto do tempo se está assumindo turmas de manhã, tarde e noite (e numa excrescência das excrescências chamada turno intermediário, que começa às onze e termina às duas da tarde). Nos relatos de Tiese Jr., tudo isso é contado com doçura, com simplicidade, sem arroubos antropológicos. Tem sido assim. Ponto. Quem quiser que conte outro, que conte diferente. Mas é assim que tem sido.
                   (...)
        Meio documentário, as cenas curtas da vida escolar vão se sucedendo e compondo um quadro em tons de sépia. Se eu não vivesse aqui e agora, diria que são relatos antigos, restos de memória de um tempo que passou, de jeitos de fazer escola que estão superados, de problemas antigos de um país que “foi pra frente” ... Sei lá. Os tempos são outros, os tempos são os mesmos, os tempos o que são? Pra mim, esses tempos se trançam todos no fazer docente da Amazônia, do Nordeste, pedaços deste país que conheço mais de perto, mais de dentro. São o hoje, gritando pelo reconhecimento de sua existência, estrebuchando contra as maquiagens que lhe colocam à força nas faces, sorriso do Coringa desenhado no rosto enrugado, tisnado de sol e carvão, egresso do garimpo, do pasto, da mata.
         Insisto: cenários e personagens de Tiese Jr., embora trazidos sob o título de “memórias”, não são de antigamente. São do agora, do já. Somos nós, educadores amazônidas, meio nordestinos, migrantes todos tanto de lugar quanto de crenças e expectativas, reconfigurados nesse chão, nessas águas, nesses muitos povos produzindo seu pertencimento com as próprias mãos e vozes. Trazê-los “pro limpo” é uma graça, poder contracenar com eles na literatura, um privilégio. Obrigada por isso, Tiese.

Prof.ª Dra. Hildete Pereira dos Anjos

Neste conto, Tiese faz uma merecida homenagem à guerreira da educação mojuense, Nazaré Souto.

OPORTUNIDADES
            A primeira vez que ouviu falar o nome do projeto, Nazaré achou que tinha entendido errado. Enfim, o importante é que ela voltaria a estudar e melhor de tudo, seria uma professora formada. Não seria mais chamada de professora leiga, palavra que já lhe causava certo constrangimento, principalmente nos encontros de professores, promovidos pela Secretaria de Educação, quando os seus colegas formados eram as estrelas e sempre alguém dava um jeitinho de dizer que a educação ia mal, dentre outros motivos, porque ainda havia muito professor leigo na rede de ensino.
              A reunião para passar os informes sobre o novo projeto aconteceu em uma manhã chuvosa de junho, no barracão da festa do Divino Espírito Santo, em frente à igreja matriz da cidade. Professores de várias localidades do interior estavam presentes. Nazaré percebeu que de fato ainda havia muitos profissionais leigos. Estava feliz com a possibilidade de voltar a estudar. Logo foi informada que o projeto seria desenvolvido por uma universidade pública, e que os diplomas seriam expedidos por esta mesma instituição. O objetivo era ofertar o curso de Magistério, especialmente para os professores da zona rural. As aulas aconteceriam nos meses de julho, janeiro e fevereiro. A Secretaria de Educação iria providenciar alojamento e alimentação, para os participantes do curso. As aulas aconteceriam em tempo integral: pela manhã e à tarde.
         Nazaré, eufórica a cada nova informação, já planejava, com quem deixaria seus filhos para dedicar-se inteiramente às aulas, que começariam dali aproximadamente 20 dias. Por um instante pensou nas possíveis dificuldades que enfrentaria. Estava a tanto tempo fora da escola. Será que os professores teriam paciência com alguém como ela? Olhou à sua volta e percebeu outros colegas de trabalho, que talvez estivessem pensando o mesmo que ela. Seria apenas mais um desafio em sua vida, como os tantos que já havia enfrentado, com a diferença de que esse significava mudanças pra melhor. Com esse pensamento, relaxou. A moça que coordenava o evento, perguntou se as informações tinham ficado claras. O público respondeu que sim.
        Elizete, uma amiga de longa data aproximou-se, queria detalhes do curso, disse ter perdido algumas informações, tinha ido fazer umas compras pra escola e o carro que as levaria atrasou. Nazaré repassou os informes à amiga e em seguida ouviram o anuncio que haveria o preenchimento de um cadastro, para os professores que iriam participar do curso, as amigas observaram que duas mesas foram montadas de forma estratégica para que os cadastros e inscrições fossem feitas. Uma, que o curso era dividido em I e II. O primeiro, para aqueles professores que iriam cursar, à época, o 1º grau, e o segundo para quem iriam estudar o Magistério, que também equivalia ao 2º grau.
          Uns trinta minutos depois Nazaré, já estava na fila aguardando sua vez de fazer o cadastro, com os técnicos da Secretaria de Educação. Enquanto aguardava sua vez se perguntava que tanta demora era aquela? O que tanto era respondido na hora daquele cadastramento? Mas enfim chegou sua vez. Após dizer seu nome completo, passou a falar de forma detalhada sobre seu trabalho.
         Trabalhava numa escola ribeirinha, construída em madeira, com apenas uma sala de aula, na região do baixo Tocantins, onde atendia alunos da 1ª a 4ª série, juntos na mesma turma. Nos turnos da manhã e da tarde. À noite, não havia energia elétrica, por isso não funcionava um terceiro turno na escola, mas tinha gente que queria.  Fazia o trabalho de professora e de merendeira. Tinha estudado até a 6ª sexta série, na época em que morava na cidade, depois seus pais não tiveram mais condições de mantê-la ali, pra continuar os estudos, ela então voltou para o seu lugar de origem, mais tarde casou-se e não teve mais oportunidade de dar continuidade aos estudos.
           Há uns três anos, quando a escola foi construída, a pedido da comunidade, foi convocada uma reunião, pela Secretária de Educação Municipal e lá realizaram um levantamento pra saber qual o morador ou moradora, tinha o maior grau de estudo que pudesse lecionar para as crianças, uma vez que não havia condições de deslocar um professor formado da cidade, para trabalhar ali. Para a surpresa de Nazaré, ela foi apontada para tal tarefa e de pronto aceitou. Sempre carregou consigo a vontade de um dia ser professora, vontade que estava adormecida diante da trajetória que tomou a sua vida, mas que naquele momento despertou de forma surpreendente.
          A técnica ouvia atentamente as informações fornecidas por Nazaré, e vez por outra anotava algo, ou fazia um x em um quadradinho, numa folha de papel com o timbre do governo federal na parte superior. A futura professora formada ficou sabendo que todos os profissionais da rede municipal seriam obrigados a fazer o curso, pois o governo federal havia estabelecido uma data limite para os professores leigos recebessem a formação adequada, neste caso, fazendo o curso de Magistério. Nazaré balançava a cabeça de forma afirmativa, como quem entendia e concordava com tudo o que estava sendo dito.
             Dadas as devidas orientações sobre o período de funcionamento do curso e que a formação de Nazaré se daria em duas etapas: uma com os conteúdos relativos ao primeiro grau e outra, referente ao curso de Magistério, propriamente dito, ela então recebeu uma caneta e assinou seu nome, de forma extensa, na folha de papel timbrada que já continha outras informações suas. Quando estava levantando da carteira, recebeu um cumprimento da técnica e um desejo de boa sorte, ao qual ela respondeu com um sorriso e um agradecimento. Antes, porém, passou os olhos mais uma vez pela folha de papel que havia acabado de assinar, confirmando o nome do projeto do qual agora fazia parte como aluna, Projeto Gavião I. 

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