Policiais civis resgataram de uma casa, na noite de ontem, situada no bairro Tá Bom, em Tomé-Açu, nordeste do Estado, duas adolescentes, de 13 e 14 anos, que estavam desaparecidas desde o último dia 11. Dois homens que mantinham relações afetivas com as garotas foram presos em flagrante. Um deles, o agricultor Valdeci Lima da Silva, de 30 anos, dono do imóvel, foi preso no local. O outro, o trabalhador rural Natanael Pereira dos Santos, 24 anos, primo de Valdeci, foi preso na manhã desta quarta-feira, 19, no município. As adolescentes foram vistas pela última vez no momento em que saíam de suas casas em Moju, também na região nordeste do Estado.
As investigações iniciaram depois que Regina Célia de Sousa, tia de uma das meninas, foi até a Delegacia de Tomé-Açu para informar que as jovens teriam telefonado a familiares informando que haviam fugido de casa e que estariam em companhia de estranhos no município. Com a foto de uma delas, os policiais passaram a investigar o fato. A delegada Christiane Lobato, diretora da DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), tomou conhecimento da fuga das adolescentes na semana passada quando a tia procurou a DATA em Belém. Segundo soube a delegada, as garotas fugiram de casa no município de Moju e teriam seguido em direção a Tomé-Açu.
Após o levantamento do endereço onde estavam as garotas, a informação foi repassada ao delegado Fábio Veloso de Castro, titular da Delegacia de Tomé-Açu, cuja equipe policial passou a investigar o local até que, por volta de 19h de ontem, os investigadores Carlos Santana e Luiz Otávio, com apoio do escrivão Rafael Cunha, chegaram à casa. O imóvel fica na travessa Benedito Paiva Cristo. Após a abordagem ao local, as adolescentes foram resgatadas e o dono da residência, o agricultor Valdeci Lima da Silva, de 30 anos, foi preso em flagrante. Em depoimento, Valdeci confessou ao delegado que vivia maritalmente com uma das adolescentes, a de 13 anos. A garota, também em depoimento, confirmou a declaração do acusado na Delegacia. Ele foi enquadrado criminalmente por estupro de vulnerável e subtração de incapaz.
Já a outra jovem, de 14 anos, declarou que estava vivendo maritalmente com o primo de Valdeci, o trabalhador rural Natanael Pereira dos Santos, 24 anos, que, no momento da abordagem policial, não estava na casa. Ele foi preso nesta quarta-feira pela manhã, em sua casa, no mesmo bairro. Na Delegacia, Natanael confessou o crime. Os dois permanecem presos na Delegacia de Tomé-Açu para responder pelos crimes na Justiça. As adolescentes foram entregues ao Conselho Tutelar em Moju para que sejam adotadas as medidas administrativas para promover o retorno delas aos familiares. Há suspeitas de que os mesmos homens tentaram levar outras seis meninas, todas de Moju, para Tomé-Açu.
Fonte: Polícia Civil
0 comentários:
Postar um comentário